SHOP

Clube

Clube

Quem somos?

O Santa Fé Futebol Clube é um clube empresa com sede em Recife/PE, fundado em 2021 a partir do sonho de um advogado e empreendedor pernambucano de investir em um projeto social que toda criança e adolescente em vulnerabilidade social deve ter através do esporte, mais especificamente por meio do futebol, utilizando essa paixão nacional como ferramenta de reinserção e resgate social.

Dentro dessa premissa, o Santa Fé Futebol Clube surge no futebol profissional pernambucano com uma proposta inovadora: formar suas equipes apenas com atletas oriundos de projetos sociais e comunidades carentes, que quase nunca possuem estrutura financeira e familiar para alcançar seus sonhos. O objetivo, portanto, é revelar novos talentos e profissionalizar jovens atletas no futebol masculino e feminino regional, promovendo acesso a treinamento técnico especializado, inclusão social e cidadania, na convicção de que o esporte educa, fortalece, cria laços afetivos, ensina a vencer e perder, e pode colocar alguém no rumo certo. Essa pode não ser uma fórmula exata, mas é um caminho que toda criança e adolescente em vulnerabilidade social deve ter a oportunidade de percorrer.

Assim, em parceria com os projetos sociais Jogo Pela Vida e Escola Legal (TJPE), as ações do clube são voltadas a crianças e adolescentes de 08 a 17 anos, provenientes de comunidades carentes, integradas a projetos sociais, escolinhas sociais de futebol e movimentos comunitários atuantes em periferias e favelas, entre outros grupos socialmente excluídos. Em convênio com o Tribunal de Justiça de Pernambuco, o Santa Fé também dará oportunidade a jovens encaminhados pela Vara Regional da Infância e Juventude do Recife que encontrem-se em situação de risco social e/ou cumprindo medidas sócioeducativas. Através do futebol, essas crianças e adolescentes terão a chance de conhecer outra realidade e viver um novo momento, porque o Santa Fé acredita que o esporte é uma poderosa ferramenta na luta contra a violência e desigualdade social.



A escola e as famílias dos atletas não são esquecidas nesse processo, uma vez que a tecnologia social desenvolvida pelo Clube visa não apenas a criança e o adolescente como sujeito individualizado, mas tem como foco toda a sua realidade social que se encontra em situação de vulnerabilidade. O impacto no eixo família-escola vai além de provocar uma melhora no comportamento do jovem, mas também se dá no envolvimento dos pais e educadores nas atividades de seus filhos e alunos, construindo uma relação de proximidade com o projeto, fortalecendo os laços de afetividade, solidariedade e respeito mútuo entre eles e fazendo com que os valores trabalhados dentro de campo possam, de alguma forma, chegar às residências de todos os envolvidos e se refletir na sua trajetória de vida. Ainda nessa perspectiva, o Clube trabalha para implementar uma rede de empresas e instituições parceiras que possam capacitar e/ou dar oportunidade de trabalho para pais, mães e responsáveis dos atletas.

No Santa Fé, o caminho até o profissionalismo acontece por meio de um criterioso processo seletivo que os jovens têm que percorrer. As crianças e adolescentes de 08 a 17 anos engajadas nos projetos sociais ligados ao Clube, são acompanhadas e preparadas por uma equipe multidisciplinar que capacita, avalia e monitora permanentemente o desenvolvimento técnico, físico, psicológico e social dos atletas, sempre em estreita harmonia com os princípios e diretrizes da legislação brasileira relacionada à criança e ao adolescente. Os alunos dos núcleos de treinamento (escolinhas de futebol) que se destaquem são encaminhados para testes nas categorias de base do Clube, visando possível profissionalização como atleta. Já os alunos que não demonstrem e/ou desenvolvam as habilidades e competências necessárias à formação como atleta profissional de futebol, poderão ser beneficiados com algumas bolsas de estudo em cursos técnicos e profissionalizantes em diversas áreas como alternativa profissional, em colaboração com instituições e empresas parceiras. Esta abordagem permite ampliar o alcance social do Santa Fé, não como gerador de atletas apenas, mas sim como um potencializador das habilidades e competências naturais dos envolvidos.

Em 2022 o clube disputará o Campeonato Pernambucano de futebol da série A2, e pretende montar sua equipe EXCLUSIVAMENTE com atletas oriundos de projetos sociais e classes menos privilegiadas, oferecendo uma oportunidade não só de profissionalização, mas de mudança de vida, para muito além dos gramados. Esse é um modelo único e sem precedentes na história desportiva brasileira.

O Santa Fé Futebol Clube está sediado em Recife, mas mandará seus jogos da Série A2 em Olinda, no repaginado Estádio Grito da República, com o apoio total da Prefeitura Municipal de Olinda. Em um mercado onde os clubes de maior expressão pouco valorizam o futebol de base e os atletas locais, o Santa Fé surge como uma alternativa concreta para realizar sonhos e produzir cidadãos vencedores. É dessa forma que o Santa Fé futebol clube se propõe a contribuir para uma sociedade mais justa e um país melhor.